quinta-feira, dezembro 03, 2009

BALEIAS AZUIS: UM CANTO CADA VEZ MAIS GRAVE

A razão da mudança no tom é ainda desconhecida mas trata-se de um fenómeno global. O aumento do ruído no mar devido ao tráfego de navios ou a resposta a alterações na transmissibilidade do som na água devido ao aumento da temperatura são algumas hipóteses explicativas sugeridas pelos cientistas.
As baleias-azuis comunicam através de vocalizações que se propagam a grandes distâncias e que têm vindo a ser alvo de inúmeros estudos científicos. Um estudo recentemente publicado na revista Endangered Species Research aponta para um misterioso fenómeno de alteração do tom das canções a nível global.
Com efeito, as canções têm, ao longo dos últimos anos, vindo a tornar-se mais graves, o que se tem verificado em todos os oceanos, ou seja, com populações distintas. Os cientistas avançam algumas hipóteses explicativas que não convencem.
Por exemplo, foi sugerido que o agravamento do tom das vocalizações poderia ser uma resposta ao incremento do ruído causado pela intensificação do tráfego de navios, mas se assim fosse seria de esperar uma subida do tom e não o contrário.
Outra hipótese sustenta que o aumento da temperatura e da acidez das águas oceânicas pode ter causado uma alteração da transmissibilidade do som, obrigando as baleias a alterar também o seu tom para serem ouvidas.
Uma terceira explicação está relacionada com a recuperação de populações que sofreram grandes revés devido à caça e que teriam recuperado. É sugerido que quando as gravações tiveram início, nos anos 60, os animais teriam de cantar mais “alto” para fazer chegar a sua mensagem ao passo que, à medida que a população recuperou e a densidade de animais voltou a subir, deixou de haver essa necessidade. Seria uma explicação plausível, não fosse o facto destas alterações de tom serem também evidenciadas por populações que não sofreram a pressão da caça-extermínio.
Uma última teoria relaciona a mudança de tom com o facto de as canções serem emitidas unicamente pelos machos, o que significa que podem estar implicados factores de escolha de parceiro e selecção sexual. Com efeito, foi sugerido que o agravamento do tom das vocalizações poderia ser uma forma de os animais menos bem constituídos imitarem os indivíduos de maiores dimensões e com maior fitness.
A questão permanece um mistério que exigirá mais estudos que passam pela compreensão das canções e dos hábitos reprodutores dos animais. Seja como for trata-se de um fenómeno cultural à semelhança do que acontece com os humanos, o que o torna muito interessante.
Fonte: http://www.wired.com/ citada em http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=12365&bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário