domingo, dezembro 06, 2009

GRUPO LOBO

GRUPO LOBO, associação não governamental, independente e sem fins lucrativos, foi fundada em 1985 para trabalhar a favor da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal. Actualmente conta com 1250 associados, nacionais e estrangeiros.
A existência do Grupo Lobo resulta da necessidade de divulgar novos factos sobre o lobo, predador que nos habituaram a ver como demoníaco. Hoje em dia estes conceitos estão completamente desactualizados mas, infelizmente, os novos conhecimentos sobre este animal estão pouco divulgados junto da opinião pública.
O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial mais tem sido reduzida. Esta situação tem motivado enormes esforços com a finalidade de evitar a sua extinção, pois se não actuarmos de uma forma concreta e positiva, perderemos mais uma espécie animal.
Foi tendo em atenção o que atrás foi escrito, que o Grupo Lobo iniciou uma estratégia cujas áreas de actuação dizem respeito à Informação da opinião pública, ao Apoio a estudos científicos e à Promoção de medidas práticas e conservação.
O GRUPO LOBO colaborou na elaboração da Lei de Protecção ao Lobo Ibérico, Lei n.º 90/88 de 13 de Agosto, que lhe confere o estatuto de espécie estritamente protegida em Portugal, estando actualmente a colaborar na revisão do Decreto-lei n.º 139/90, de 27 de Abril, que regulamenta a sua aplicação. Adicionalmente tem colaborado nos processos de elaboração e revisão dos Livros Vermelhos dos Vertebrados de Portugal, cuja última revisão foi efectuada em 2005 e onde o lobo se encontra classificado como EM PERIGO.
http://lobo.fc.ul.pt/O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) foi criado em 1987 com o objectivo de providenciar um ambiente, em cativeiro, adequado para lobos que não possam viver em liberdade.
O CRLI ocupa 17 hectares de terreno, num arborizado e isolado vale.
Os lobos no CRLI vivem em cercados com dimensões em função do tamanho da alcateia presente, com uma boa cobertura vegetal, topografia heterogénea e providenciando bons abrigos. Actualmente, existem sete cercados no Centro, que ocupam uma área total de 4,49 hectares.
Os lobos podem ser observados em condições únicas, das torres de observação, situadas em pontos estratégicos, com uma vasta vista para diferentes cercados.
Ao mesmo tempo que o CRLI providencia os melhores cuidados aos lobos, proporciona a realização de estudos, sobretudo na área do comportamento social que, associados à investigação realizada na Natureza pelo Grupo Lobo, servem de base para uma campanha de divulgação, que procura informar o público sobre a verdadeira natureza do lobo.
O CRLI possui um programa de voluntariado acessível às pessoas maiores de 18 anos e interessadas na conservação da vida selvagem. Este programa permite a participação nas actividades diárias, incluindo a alimentação dos animais e a manutenção de toda a área do Centro.
As condições para integrar este programa estão disponíveis junto do responsável do CRLI.
Contactos:
Centro de Recuperação do Lobo Ibérico
Quinta da Murta . Picão
2665-150 Gradil, Mafra
Telefone: 261785037
Telemóvel: 917532312
e-mail: crloboiberico@fc.ul.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário