sábado, dezembro 12, 2009

PORTUGAL A QUENTE E FRIO

Este é porventura «o primeiro livro que aborda o tema das alterações climáticas no nosso país» conforme se lê na apresentação.
«Portugal a Quente e Frio», da autoria de Filomena Naves e Teresa Firmino, preenche nesse sentido um vazio— parte das considerações gerais e globais para os efeitos que se sentem já e que se sentirão no futuro em Portugal.
Por exemplo: «Há peixes tropicais a surgir na costa portuguesa. Há aves que deixaram de migrar para África e passam cá o Inverno. As amendoeiras estão a florir quase um mês mais cedo do que há 30 anos. Nas montanhas, as árvores estão a «trepar» para fugir ao calor. Na ilha da Madeira, os mosquitos que transmitem o dengue e a febre-amarela chegaram em 2004 e instalaram-se. Só não transmitem as doenças porque não estão infectadas com os vírus.»
O interesse desta obra é reforçada pela informação que contém e pode ser utilizada para prever as mudanças climáticas no território português, como contributo para uma « estratégia de adaptação» que deve abordar múltiplos domínios da vida nacional.
Uma edição Livros de Hoje/Publicações D.Quixote.
BG

Sem comentários:

Enviar um comentário