domingo, janeiro 10, 2010

DESCOBERTAS NA POLÓNIA AS MAIS ANTIGAS PEGADAS DE QUADRÚPEDES

8/1/010 Diário de Notícias ( texto e gravura)
Cientistas encontraram pegadas dos primeiros vertebrados que terão andado pela Terra há quase 400 milhões de anos
As pegadas mais antigas de tetrápodes até agora conhecidas estão localizadas nas Montanhas da Santa Cruz, no sudeste da Polónia, conclui um estudo publicado na revista científica Nature . Uma descoberta que desafia o conhecimento actual sobre a linha evolutiva dos vertebrados terrestres de quatro membros.
Até ao momento, os fósseis de vertebrados mais antigos que se conheciam datavam de cerca de 377 milhões de anos. As pegadas fossilizadas agora analisadas são 18 milhões de anos mais velhas e terão sido deixadas por um grupo de animais que revelam a transição entre os peixes e os animais terrestres quadrúpedes.
A equipa dirigida por Per Ahlberg, da Universidade de Uppsala (Suécia) diz que as pegadas variam entre os 15 e os 26 centímetros, o que indica que os animais teriam pelo menos 2,5 metros de comprimento. Pelas impressões das patas dianteiras e traseiras é possível concluir que os tetrápodes não arrastavam o corpo. As pegadas encontram-se espalhadas e têm diferentes tamanhos e características, pelo que se depreende que pertenciam a espécies diferentes. Até agora acreditava-se que os tetrápodes tinham evoluído dos peixes, como revelava a existência dos elpistosteges, animais marinhos com cabeça e corpo de tetrápodes e características de peixes. Em 2006, Edward Daeschler descobriu o fóssil de um destes animais que teria já adaptações à vida terrestre e que se pensava ser o elo de transição entre peixes e anfíbios. A nova descoberta a obrigará agora os cientistas a rever esta teoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário