terça-feira, fevereiro 23, 2010

CÂMARA DO SEIXAL TEM PLANO PARA AJUDAR A FIXAÇÃO DE CHAPINS

Este projecto da Câmara Municipal do Seixal é resultado do Plano Municipal de Combate à Processionária-do-pinheiro, através da criação de condições favoráveis à instalação de um predador natural, o Chapim. Esta pequena ave, através da sua dieta, contribui de um modo natural para o controle desta lagarta.
Depois da instalação de ninhos no Parque Desportivo da Verdizela, que apresentaram uma elevada taxa de ocupação e fixaram 4 tipos diferentes de Chapim, o projecto alarga-se este ano aos munícipes residentes na zona da Verdizela. Esta área do concelho é um habitat preferencial para a instalação e fixação desta espécie, devido à grande área de mata e pinhal onde existe uma grande variedade de insectos e geradora de grande quantidade de sementes.
Após recepção do pedido e confirmação da zona de residência é entregue um ninho de Chapim e as instruções necessárias à sua instalação (realizada pelos munícipes) e manutenção.
Recomendações a seguir:

Instalação:


- Colocar o ninho com a entrada orientada para a direcção Norte;


- A altura do ninho deve situar-se entre os dois e os quatro metros de altura;


- Recomenda-se a colocação de alimentadores.


Monitorização


- Observar as aves, se possível a uma distância mínima de três metros, sem a ave detectar o observador;


- Em caso de ocupação, registar o máximo de informação que descreva a ave (tamanho, cor, comportamento) e transmitir essa informação para o seu contacto.Limpeza dos ninhos


- Retirar com cuidado todo o conteúdo do ninho, caso encontre ovos ou crias mortas transmitir essa informação para o seu contacto;


- Utilize preferencialmente uma mascara de pó e luvas finas para a limpeza, coloque o conteúdo num saco plástico e sele-o.

Sem comentários:

Enviar um comentário