sexta-feira, fevereiro 26, 2010

DOCUMENTÁRIO « O SABOR DA DESPEDIDA» NA RTP2 SÁBADO DIA 27 DE fEVEREIRO ÀS 21 HORAS.

Sábado às 21h, na RTP2

Portugal prepara-se para perder o último troço de vida selvagem. Depois de milhões de anos a traçar o percurso até ao Douro, o rio Sabor, em Trás-os-Montes, fica refém da estratégia energética do pais.
A construção da Barragem do Baixo Sabor (em alternativa ao Baixo Côa) vai inundar milhares de espécies, muitas delas protegidas. A albufeira vai atingir quatro municípios e guardar água suficiente para encher mais de 600 estádios de futebol. Em 2013 nada será como antes e os 40 kms da albufeira a ser criada, e amparada por um muro com mais de 120 metros, apaga as memórias de uma região ligada à terra que a sustentou durante muitas décadas. A nível natural há espécies endémicas que não poderão ser recuperadas e tudo aponta para que o espelho de água que aí vem não poderá ter aproveitamento turístico. A nível energético passa a ser possível retirar água do Rio Douro e guardá-la a montante no Sabor para ser usada sempre que a pressão na rede eléctrica justificar. O rio vai muitas vezes correr ao contrario, mas à mercê do que a EDP entende ser um armazenamento estratégico de água.
Durante mais de um ano todos os passos deste processo foram registados. Neste documentário com perto de 50 minutos, produzido pela Farol de Ideias para a RTP2, conheça uma parte do pais que não voltará a ver como tal: espécies e as memórias condenadas no altar do progresso energético.
Realização: Arminda Sousa Deusdado
Reportagem e Guião: Ivo Costa
Direcção de Imagem: Sérgio Morgado
Edição: Joana Deusdado
Produção: Farol de Ideias

Sem comentários:

Enviar um comentário