terça-feira, fevereiro 09, 2010

TRIBO INDIANA FAZ APELO AO REALIZADOR DE «AVATAR»PARA QUE AJUDE A SALVAR A SUA MONTANHA

em Naturlink http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=15146&bl=1
Estabelecendo um paralelismo entre a sua situação e a história do filme sensação do momento, a tribo Dongria Kondh pede a James Cameroon que os ajude a impedir a exploração de bauxite na sua montanha sagrada que porá em perigo o ecossistema, a sua subsistência e violará o seu carácter sagrado.
Os Dongria Kondh são uma tribo de 8000 indivíduos que habita a montanha de Niyamgiri na Índia, que simultaneamente lhes serve de santuário e lhes proporciona os recursos básicos como a água e o alimento.
Actualmente, existem planos de uma empresa – Vedanta Resources – para explorar na região as reservas de bauxite - um mineral usado para produzir cimento e produtos químicos e metalúrgicos - a que os Dongria Kondh se opõem fortemente argumentando que violará o carácter sagrado do local e porá em perigo a sua subsistência.
Recentemente a tribo lançou um apelo ao realizador da produção cinematográfica do momento, o filme “Avatar”,para que os ajude na promoção da sua causa, defendendo que James Cameroon, “melhor do que ninguém” compreende as suas motivações.
Na produção que já é um dos maiores sucessos de bilheteira é relatada a história de um povo – os Na’vi – que luta pela preservação da sua “árvore-casa” em Pandora, que “é tudo” para os indígenas.
Na revista de entretenimento Hollywood os Dongria Kondh escrevem “Apelo a James. Cameron. O Avatar é fantasia…e realidade. A tribo dos Dongria Jondh na Índia luta para defender a sua terra contra uma companhia de exploração mineira determinada a destruir a sua montanha sagrada. Por favor ajude os Dongria”.
Fonte: http://www.guardian.co.uk/

Sem comentários:

Enviar um comentário