sexta-feira, março 12, 2010

PROJECTO « LIMPAR PORTUGAL» JÁ REÚNE MAIS DE 40 MIL VOLUNTÁRIOS


Nos últimos preparativos para a grande acção de limpeza os coordenadores do projecto reuniram com a Secretaria de Estado do Ambiente. No próximo dia 20 mais de 300 grupos organizados de voluntários “riscarão do mapa” mais de 11 100 lixeiras a nível nacional.

Falta pouco mais de uma semana para o Dia L, data escolhida para uma mega-acção de limpeza de resíduos indevidamente depositados em espaços florestais espalhados por todo o país, organizada por um movimento cívico intitulado “Projecto Limpar Portugal”.
A ideia surgiu no seguimento do grande sucesso que teve uma iniciativa semelhante na Estónia em que 50 000 voluntários se reuniram para, em apenas 5 horas, eliminar 10 000 toneladas de lixo abandonado.
O “Projecto Limpar Portugal” foi criado em meados de 2009 e desde então têm sido desenvolvidos esforços para organizar a grande acção de limpeza agendada para o dia 20 de Março.
Assim, em cerca de 9 meses foram identificadas mais de 11 000 lixeiras por todo o país, que serão alvo da intervenção de mais de 300 grupos organizados que reúnem já mais de 40 000 voluntários.
As actividades contarão com o apoio de inúmeras entidades desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais até empresas, passando por Entidades responsáveis pela recolha e valorização de resíduos que disponibilizarão mão-de-obra, equipamentos e meios de transporte.
Recentemente, os coordenadores do projecto, que conta com Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, reuniram com a Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro e o Secretário de Estado de Ambiente, Humberto Rosa, que já confirmaram a participação na acção do dia 20.
No encontro, foram definidos os detalhes relativos aos apoios concedidos pela Secretaria de Estado do Ambiente ao projecto e que passam pela isenção de taxas e guias para as actividades de recolha e transporte de resíduos que terão lugar do Dia L.
No dia 20 os “agentes do Projecto Limpar Portugal” serão “produtores/detentores” dos resíduos recolhidos que serão encaminhados maioritariamente para aterros que terão o seu horário regular de abertura alargado.
As inscrições para a participação no evento do Dia L continuam abertas podendo ser realizadas através do site oficial do Projecto www.limparportugal.org ou nas autarquias, onde se podem obter todas as informações sobre as acções a nível local.
http://www.limparportugal.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário