sábado, abril 03, 2010
PONTOS DE FUGA
Este quadro, « Ressurreição» pintado por Piero Della Francesca entre 1463 e 1465, tem para mim uma pequena história, enleada em outras histórias maiores.
Confesso que mal conhecia este fresco notável, que está hoje, como sempre esteve, no Museu Cívico da cidade de Sansepolcro, na Toscânia italiana.
Aconteceu ao Peregrino ter começado o ano de 2010 visionando um documentário da BBC cujo tema é esta obra. Não dei por perdidos os primeiros minutos do novo ano, e o « reveillon» falhado tornou-se quase revelação. Trata-se de um quadro muito especial, sublime de luz, de proporção e de mistério. Fiquei a saber que o ensaísta Aldous Huxley disse dele que era « a maior pintura de todas as épocas». Reparei, levado pelo trabalho da BBC, nos soldados romanos adormecidos, enquento Cristo emergia da morte, (outro sono),como se aqueles militares simbolizassem a humanidade inteira.
Fantástica é também a história do oficial inglês que, quando a Segunda Guerra Mundial assolou a Itália, salvou o quadro precioso, por recusar-se a bombardear a cidade de Sansepolcro, apenas porque tinha lido o livro de Huxley e sabia que ali estava, mágico e indefeso, o quadro mais belo do mundo.
Terá sido a frase do escritor que salvou a pintura? Ou o quadro quis salvar a sua cidade ( ou a alma do major inglês?)
O Peregrino entrou bem o ano, contra as suas expectativas, e fica aqui o motivo, na altura mais apropriada!
BG
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bernardino, também vi esse documentário muito interessante e revelador. Retive também o pormenor da perna de um dos soldados estar omissa na composição actual, "perdida" num dos sucessivos retoques e recuperações que esta obra foi sofrendo ao longo dos tempos até hoje.
ResponderEliminarQuanto a Aldous Huxley, é inesquecível e inquietante o seu visionário livro Admirável Mundo Novo.
Caro Peregrino...
ResponderEliminarOs anjos nos sensibilizam e tentam nos preparar pra momentos que virão... eles nos avisam de várias formas, com antecedência, as pedras que encontraremos no caminho...
Os motivos dos percalços não entenderemos nunca mas os anjos estão por perto... eles nos avisam, nos protegem, nos guiam... e nos salvam...
Um beijo pro seu anjo guardião.
Peregrino,
ResponderEliminarTambém tive experiências místicas maravilhosas em Jerusalém, visitando os lugares por onde Jesus passou, o deserto, o Monte das Bem Aventuranças, o Calvário, o Santo Sepulcro! Nunca mais somos os mesmos depois dessas vivências com Ele...
Comovente o seu relato e o quadro é maravilhoso...Que um Mundo Novo se instale nos corações de todos os que em Cristo colocam sua vida e a toda a Humanidade, a todo o Planeta.
Regina Gaiotto