terça-feira, março 15, 2011

DOIS ANOS PEREGRINO

Dois anos passaram sobre o início deste blogue. Talvez seja justo assinalá-lo aqui, esse aniversário obscuro e no entanto tão aberto. Nunca se escreve sem querer ter leitores, a menos que falemos daquelas páginas melancólicas, belas e risíveis que ficam amarelas nas gavetas à espera da grande luz do futuro, diários, notas de navegação. O Peregrino preocupa-se com a memória, com o tempo voraz que passa, como um grande vento, e com as coisas que corre o risco de esquecer. Só por isso aceita efemérides e aniversários.
À falta de uma definição que o justifique, o Peregrino quer continuar o seu caminho. A estrada para ele é misteriosa, e conhece as encruzilhadas terríveis, imprevistas que assaltam e ferem sem aviso.
Registo de palavras, amplificador de causas, engano narcísico, percurso de gostos, geografia sentimental, exercício de se dar, seja como for.
O mundo continua perigoso e belo, os dias inquietantes e promissores. Os chineses antigos rezavam às divindades para que ficassem livres de «tempos interessantes». Calhou-nos essa sorte. Tentemos ao menos estar à altura das grandes interrogações, em vez de adivinharmos o que vem.

O Peregrino sabe pouco sobre o futuro. Conta apenas que haja caminho! E persiste!
BG

8 comentários:

  1. O futuro a Deus pertence, aos Homens, cabe saber cuidar para que ele seja bom.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!!!
    o seu blog cada vez crescendo mais e muito interessante. Continue o seu caminho neste blog maravilhoso. Sucesso.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Caro Peregrino...
    Parabéns e feliz aniversário por tua jornada... De certo que ela já é longa mesmo antes de chegares por aqui neste blog.
    Esse teu mundo é inquietante e muito fascinante sim... o fascínio que faz em nós, simples expectadores, vem de teus passos certeiros em função da ideologia em teu objetivo de um mundo melhor.
    Não esmoreças com pedras no caminho... também haverão de existir flores em algum momento para ti.
    Continuas em frente que estaremos por aqui aguardando notícias de teus caminhos...
    E assim, contigo em alerta mesmo que inquietante em tuas causas, pelo menos um pouco... o mundo será melhor pra nós também....
    Onde você estiver... Feliz Aniversário...
    Happy birthday,
    Buon compleanno,
    Joyeux anniversaire,
    Plurimos annos,
    Feliç aniversari,
    Xαρούμενα γενέθλια,
    お誕生日おめでとうございます,
    สุขสันต์วันเกิด,
    Gëzuar ditëlindjen,
    Pen-blwydd hapus,
    ბედნიერი დაბადების დღე,
    С Днем Рождения,
    Sinh nhật vui vẻ,
    ... ... ...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo segundo aniversário do blog. Também o meu canto comemorou esse tempo em Janeiro e sorrio quando encontro amigos e espaços virtuais mais ou menos da mesma altura, embora tendo-nos cruzado mais tarde. Mas parabéns também pelo belíssimo texto que parabeniza o próprio blog. As palavras estão macias e lúcidas. Pois que o Peregrino ajude outros a caminhar na resolução de que somos todos leitores uns dos outros e que somos nós os caminhos que ladeiam a blogosfera... sob pena de se escrever para ninguém, como tambem referido.

    Abraço de parabéns :)

    ResponderEliminar
  5. O Peregrino possui os sentidos aflorados. Desenvolveu-os em seu caminhar. O Peregrino aprendeu q o chão é pó, q o medo é solidão, q o silêncio é imensidão. E o Peregrino segue em sua caminhada. Deixa rastros perfumados, palavras envoltas, soltas, suaves, cheias de mensagens. Palavra q estão próximas dos olhos, q vêem e não querem cegar, antes, levam a velejar, a navegar, a flutuar. As gdes interrogações estão a deriva. Não há q se preocupar com elas. No caminho elas se revelam... sem ansiedades, sem buscas... elas acontecem e se transformam em pontos de exclamação.
    Salve Peregrino! Boa caminhada!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns...

    Gosto de vir por aqui ler e aprender com o que escreves...

    E que venham muito mais....


    Não estamos aqui somente para apreciar a paisagem, mas para concentrarmo-nos na trilha.
    Taisha Abellar

    Abraço grande aqui do Brasil

    Hanah / Raquel Nascimento

    ResponderEliminar
  7. Gosto da sensibilidade do Peregrino, passo por aqui para lê-lo porque me faz sentir que não sou tão diferente dos demais, existe pessoas como eu. Isso é muito bom...
    (a sensibilidade é notória em vocês)

    Bete

    ResponderEliminar