terça-feira, maio 03, 2011

ELECTROCARDIOGRAMA

Um postal de férias, uma carta de amor ou um electrocardiograma; tudo são palavras que se nos dirigem, iguais no destino de palavras. Amáveis, doces, moles, flexíveis, e todas são avisos. Tocam-nos ou não, não nos tocam, mas sempre acabam na gaveta daquele móvel antigo que era da tia, na dobra do quarto que dá para a janela.
Atravessam-nos as palavras dos outros, e acabam no rol das saudades que evitamos.
Um coração doente tem resposta para dar? Coração é coisa inclassificável. O mar também. Quantos refluxos quantas marés quantos encantamentos dirigem a orquestra do sangue nas artérias, vida, mas vida resistente porque é vida, participante no grande cenário das sombras e da claridade. Coração com andamento: moderato allegro, cantabile, rápido, contido., aberto, luminoso, taciturno. É um jogo. Uma canção.
O coração canta, não teme nada, não deixa nada por fazer, acontece em modo contínuo, varia as tonalidades e os ritmos— como poderia ser de outra forma?
Não há corações doentes— só corações que acabam de cantar, lentamente, suavemente, descompassando notas, apaixonados, desencantados, cheios de esperança ou vendo de longe o raiar da última luz.
Mistérios do coração e das palavras!

3 comentários:

  1. Que belo! Mas, olha que como bióloga ,o coração deve ser tratado para não descompensar.

    "O coração canta, não teme nada, não deixa nada por fazer, acontece em modo contínuo, varia as tonalidades e os ritmos— como poderia ser de outra forma?"
    Sim , concordo , não poderia ser de outra forma!

    ResponderEliminar
  2. ... o coração é o orgão q de forma mais clara reflete os efeitos dos sentimentos e das emoções.

    Para o Dr. MArco Aurélio, o estado de tensão e apreensão é algo q vem do interior da pessoa e deve-se ao desassossego, à insegurança íntima e à bx avaliação q o indivíduo faz de si mesmo.Em suma, ele não se ama... por extensão não pode amar os outros e adoece. - O tema é apaixonante, extenso e complexo

    Q o peregrino saiba o qto é amado... Q leia as entrelinhas e caminhe em direção autoconhecimento e a auto-estima, punica forma capaz de restabelecer o coração.

    Meu amor e carinho, sempre!

    ResponderEliminar
  3. Regina Gaiotto:

    Maravilhoso o texto!
    Carregado de significado e símbolos que nos põem em contato com nosso próprio descompasso, nossos refluxos emocionais e cardíacos. Tão bem escrito que nos coloca diante do espanto de estarmos vivos a despeito dos refluxos e das marés.

    Coração com andamento é um coração inquieto, que busca mesmo o descompasso, não se acomoda jamais.

    "Não há corações doentes - só corações que acabam de cantar lentamene, suavemente, descompassando notas, apaixonados, desencantados, cheios de esperança ou vendo de longe o raiar da última luz." Maravilhoso esse parágrafo... poético e inquietante, mais uma vez!

    Peregrino, teu caminho é longo, tua busca, interminável. Tens um coração divino e um coração físico. O divino está muito bem cuidado, mas para que ele continue a partilhar conosco, teus leitores, as maravilhas do caminho, tens de ir à Ciência e juntos cuidarem do que faz pulsar a vida, a bela canção que ainda estás a compor.

    Texto muito bem escrito.

    Abraços,

    Regina Gaiotto - Tietê/SP -Brasil

    ResponderEliminar