sexta-feira, dezembro 04, 2009

ÁREAS COSTEIRAS IBÉRICAS COM POTENCIAL PARA A ENERGIA DAS ONDAS

De acordo com os cientistas a costa galega apresenta as melhores condições para gerar energia eléctrica aproveitando o movimento das ondas. O potencial diminui à medida que se avança para Este e para Sul, no Atlântico, ao passo que o Mediterrâneo as ondas não têm força suficiente.
Alguns dias após a entrada em funcionamento do maior dispositivo construído para aproveitar a energia das ondas e gerar electricidade, instalado em Orkney, na Escócia, surge um estudo avaliando o potencial dos territórios costeiros na Península Ibérica para aproveitar esta energia renovável.
Com efeito, foi recentemente publicado um artigo nas revistas Energy and Renewable Energy, com os resultados de um estudo levado a cabo na Universidade de Santiago de Compostela. De acordo com o trabalho as zonas com maior potencial para a instalação de dispositivos para o aproveitamento da energia das ondas são a Costa da Morte, entre Finisterra e as ilhas Sisargas, e a área de Estaca de Bares, ambas na costa galega.
Os cientistas calculam que a potência eléctrica gerada na Costa da Morte pode atingir os 50KW por metro de água que se reduzem a 40KW/m na área da Estaca de Bares. O potencial decresce depois à medida que nos deslocamos para Este para o mar Cantábrico ou para sul, em direcção à costa Portuguesa, sendo nulo no Mediterrâneo devido à pouca força das ondas.
Em Espanha ainda não existem quaisquer centrais de geração de electricidade a partir da energia das ondas à escala comercial, embora existam duas instalações-piloto, uma na Cantábria e outra no País Basco, prevendo-se a instalação de uma terceira no porto de Granadilha, em Tenerife.
A equipa de investigadores que levou a cabo o estudo agora publicado também é responsável pela criação de um sistema de aproveitamento da energia das ondas denominado “WaveCat” que consiste numa estrutura de aço flutuante que contém turbinas para produzir electricidade. A tecnologia está a actualmente a ser aperfeiçoada ao mesmo tempo que já está a ser construído um protótipo a grande escala para testes no tanque de ondas.
Fonte: http://www.sciencedaily.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário