sexta-feira, janeiro 29, 2010

MENSAGEM PARA O FÓRUM DE DAVOS: SALVEM E RESTAUREM O NOSSO CAPITAL NATURAL!

SALVEM E RESTAUREM O NOSSO CAPITAL NATURAL!
O valor da biodiversidade, como parte do nosso capital natural, deve ser integrado nos sistemas de contabilidade nacional e internacional e nas tomadas de decisão e políticas a todos os níveis, tendo em consideração os resultados de estudo TEEB (A Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade) (1)
A mais recente crise financeira mobilizou o mundo para lutar contra o risco de colapso de muitas economias nacionais. Biliões de dólares foram injectados nos sistemas bancários para salvar e restaurar o capital financeiro. No entanto, actualmente estamos a perder entre 1,35 x 1012 a 3,1 x 1012 dólares por ano em capital natural, devido à destruição e degradação dos serviços dos ecossistemas e das espécies a nível global (2).

Esses serviços são fundamentais para a vida e para a sustentabilidade a longo prazo das economias do planeta e sem eles muitas empresas e sociedades correm também o risco de colapsar. O tema do vosso encontro neste ano: é Melhorar o Estado do Mundo: Repensar, Redesenhar, Reconstruir. Por isso, exortamo-vos a: Repensar sobre a sustentabilidade real e a longo prazo da nossa economia global. Redesenhar os sistemas de contabilidade e relatórios económicos por forma a integrar o valor da biodiversidade enquanto parte do nosso capital natural. Reconstruir e restaurar o nosso capital natural, para devolver ao mundo a base da vida, a biodiversidade.


Fontes: (1) Citação de extrato das conclusões do Workshop Informal de Peritos sobre a actualização do Plano Estratégico da Convenção para o período pós-2010, Londres, 18-20 de Janeiro de 2010, promovido pela Secretaria da Convenção da Diversidade Biológica, Governo Federal de Brasil / Ministério do Ambiente e DEFRA (Reino Unido)

(2) www.teebweb.org
Organizações signatárias:CEEweb for Biodiversity - rede de ONGs do Centro e Leste Europeu com 64 organizações membro de 18 países http://www.ceeweb.org/

Latvian Fund for Nature: http://www.ldf.lv/ (Letónia)

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza: http://www.quercus.pt/ (Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário