terça-feira, fevereiro 02, 2010

2 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS

Filipa Alves (02-02-10) Portal Naturlink http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=14783&bl=1

Muito a propósito, este ano as celebrações têm como tema “As Zonas Húmidas, a Biodiversidade e as Alterações Climáticas” e o lema é “Cuidemos das Zonas Húmidas: uma resposta às Alterações Climáticas”.
Desde 1997 que, no dia 2 de Fevereiro, se celebra o Dia Mundial das Zonas Húmidas. A data marca a assinatura, em 1971 da Convenção de Ramsar, um tratado internacional actualmente com 159 signatários que se comprometem a zelar pela conservação e pela exploração sustentável das zonas húmidas no seu território.
Este ano a data celebra-se pouco depois do encontro sobre Alterações Climáticas que teve lugar em Copenhaga no fim de 2009 e do início de 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade, pelo que, bem a propósito, o tema é “As Zonas Húmidas, a Biodiversidade e as Alterações Climáticas” e o mote é “Cuidar das Zonas Húmidas: uma resposta às Alterações Climáticas”.
A ênfase este ano vai não só para as consequências negativas que as Alterações Climáticas podem ter na saúde e produtividade das zonas húmidas, mas também para o papel que estes ecossistemas podem ter na mitigação dos efeitos e na adaptação às Alterações Climáticas, e a importância da robustez da sua Biodiversidade para que tal se verifique.
Em Portugal as comemorações são organizadas pelo ICNB e terão lugar entre 1 e 7 de Fevereiro nas 7 Reservas Naturais integradas no Departamento de Gestão de Áreas Classificadas Zonas Húmidas do ICNB, e também noutras áreas protegidas.
No próprio dia 2 estão previstas actividades na Reserva Natural do Estuário do Tejo -uma visita à ZPE do Tejo/Zonas de Caça Municipal de Vila Franca de Xira, nas imediações dos Arrozais da Giganta, e um conjunto de palestras no Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira) - e no Parque Natural da Ria Formosa - um trilho de interpretação da Natureza seguido de uma palestra e da inauguração de uma exposição de filatelia.
Fontes: http://www.ramsar.org/ , portal.icnb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário