terça-feira, março 30, 2010

ENERGIAS RENOVÁVEIS CRESCEM A NÍVEL MUNDIAL

Em: Portal Naturlink  http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=17185&bl=1

Um estudo de uma organização americana revela que nos últimos 5 anos o investimento na produção de energia limpa aumentou para o dobro. Em 2009 a China tornou-se líder no sector superando os Estados Unidos.
Recentemente, a organização americana Pew Charitable Trust, apresentou os resultados da sua mais recente análise no campo da Energia, que se debruçou sobre a evolução da produção de energia limpa a nível mundial ao longo dos últimos anos, usando como base dados da Bloomberg New Energy Finance.
Os resultados revelam que, apesar da crise, a aposta nas Energia Renováveis continua a intensificar-se tendo-se, nos últimos 5 anos assistido a um crescimento da capacidade instalada na ordem dos 250% e um incremento para o dobro do investimento.
Segundo explica Phyllis Cuttino, director da Campanha da Pew relativa às Alterações Climáticas, os países estão conscientes de que “investir em energia limpa pode renovar as bases de produção e criar oportunidade de exportação, empregos e negócios”.
A nível individual, o país que mais apostou nas Energias Renováveis em 2009 foi a China que, com um investimento de 34,6 biliões de dólares em 2009, o dobro do investimento dos Estados Unidos, se tornou líder.
Os Estados Unidos continuam à frente no que diz respeito à capacidade instalada mas as posições inverter-se-ão a curto-prazo se as tendências se mantiverem, com o objectivo da China de, em 2020, atingir os 30GW de potência instalada de renováveis a ser ultrapassado em breve graças apenas à energia eólica.
Na 3ª posição do ranking da aposta nas Energias Renováveis encontra-se o Reino Unido, como resultado dos projectos de Energia Eólica em Alto Mar, seguido pela Espanha, cujo investimento decresceu devido à recessão, e pelo Brasil.
Em termos gerais, a Energia Eólica reúne os maiores investimentos entre as renováveis, excepto no que diz respeito à Espanha, Alemanha e Itália que têm apostado maioritariamente nas tecnologias solares.

Fonte: news.bbc.co.uk

Sem comentários:

Enviar um comentário