sábado, março 06, 2010

« A HISTÓRIA DAS COISAS»



em Portal Naturlink  http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=16208&bl=1

O filme em estilo de documentário animado “A história das Coisas” alerta para as consequências ambientais do consumismo que caracteriza as sociedades ocidentais, e em particular a norte-americana, analisando as várias etapas do ciclo de vida dos produtos desde a extracção das matérias-primas até à eliminação dos resíduos.

Em Dezembro de 2007 foi lançado na Internet um documentário animado alertando para os impactos ambientais de uma característica das sociedades ocidentais que está a tornar-se cada vez mais frequente em economias emergentes – o consumismo.
Em a “História das Coisas” a activista ambiental americana Annie Leonard revela em apenas 20 minutos as implicações da disponibilização no mercado de determinado produto, desde a extracção das matérias-primas até à sua eliminação como resíduo, passando pela produção, distribuição e consumo.
O filme tem corrido mundo – no site do projecto pode ser vista a versão original legendada em 11 línguas que incluem o português (do Brasil) – e tem sido amplamente elogiado embora também tenha sido alvo de duras críticas, tendo sido por vezes questionada a exactidão das informações que veicula.
O site do projecto permite o download do documentário animado para divulgação sem fins comerciais, sendo frequentemente utilizado em escolas nos Estados Unidos.
Depois do sucesso do filme divulgado na Internet, que de acordo com o site do projecto já foi visto por milhões de pessoas em 224 países e territórios em todo o mundo, a versão em livro chega às livrarias americanas a 9 de Março com um epílogo “A questão não é se mudaremos mas sim como mudaremos – Fá-lo-emos gradualmente com esforço relativo mas de forma voluntária, o fá-lo-emos de um modo abrupto e por omissão?”
Veja o filme
http://www.storyofstuff.org/international/

Fontes: storyofstuff.org e www.elmundo.es

Sem comentários:

Enviar um comentário