domingo, março 07, 2010

REFORÇADA A TESE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS


Diaírio de Notícias, Ciência
Uma compilação de 110 trabalhos de investigação sobre climatologia e mudanças climáticas concluiu que estas alterações são de natureza humana e que estão a agravar-se. O reforço da tese é da autoria da agência meteorológica britânica e baseia-se em informação recente.

A conclusão do Met Office confirma a do relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, um organismo das Nações Unidas que, em 2007, publicou um relatório sombrio em que afirmava haver "provas inequívocas" de que as alterações no clima da Terra são provocadas pelos humanos.
O actual relatório reúne informação actualizada e afirma que há novas provas da influência humana no clima, face a 2007. O gelo do Árctico, a humidade atmosférica e a salinidade do Atlântico são exemplos de efeitos de mudanças climáticas.
Segundo o estudo, é difícil encontrar relações claras entre extremos climáticos específicos e as alterações climáticas, sublinhando no entanto que os modelos existentes prevêem a ocorrência mais frequente de situações invulgares.
O novo relatório surge numa altura em que a ciência desta área foi abalada por um escândalo de alegada manipulação de dados, o chamado climagate.

Sem comentários:

Enviar um comentário