terça-feira, abril 06, 2010

ESPERANÇA


Diário de Notícias hoje
É um regresso histórico. As chitas estão a voltar ao Sul de Angola, após décadas de ausência de um país devastado por 27 anos de guerra civil. A feliz novidade foi anunciada pelo fundo de conservação das chitas, o CCF.

"Estive no Sul de Angola à procura de vestígios da presença de chitas e ficámos maravilhados por encontrarmos dois espécimes", disse a investigadora daquele fundo, Laurie Marker, citada pela AFP.
Foi na província do Namibe que os felinos foram avistados, na zona do maior e mais antigo parque nacional de Angola, praticamente abandonado durante a guerra civil.
"O regresso da fauna selvagem é um benefício enorme para o país e para a biodiversidade de uma forma geral", sublinhou, estimamdo que possa ter igualmente um impacto positivo no turismo, praticamente inexistente em Angola.
O Ministério do Ambiente de Angola tinha anunciado em Janeiro a intenção de fazer de 2010 o Ano da Biodiversidade, através da recuperação de parques nacionais e da criação de novas zonas protegidas para as espécies selvagens.
No ano passado, os investigadores do CCF descobriram três palancas-negras, uma espécie particularmente ameaçada que só existe em Angola. Aquele antílope é mesmo o símbolo do país e dá nome à respectiva selecção de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário