sexta-feira, março 27, 2009

SE PERGUNTAREM DAS ARTES

Se perguntarem das artes do mundo?
Das artes do mundo escolho a de ver cometas
despenharem-se
nas grandes massas de água: depois, as brasas pelos
recantos,
charcos entre elas.
Quero na escuridão revolvida pelas luzes
ganhar baptismo, ofício.
Queimado nas orlas de fogo das poças.
O meu nome é esse.
E os dias atravessam as noites até aos outros dias, as
noites
caem dentro dos dias—e eu estudo
Astros desmoronados, mananciais, o segredo.

Herberto Helder

1 comentário:

  1. (sorriso)

    há uma árvore de gotas em todos os paraísos.
    com o rosto molhado,
    eu posso ficar com o rosto molhado,
    com os olhos grandes.
    neste lugar absoluto pelo sopro,
    fervem as víboras de ouro aos nós
    sobre as pedras enterradas.Leopardos
    lambem-me as mãos giratórias.
    E eu abro a pedra para ver a água estremecendo.
    A água embebeda-me.
    Como nos corredores de uma casa brilha o ar,
    brilha como entre os dedos.
    -A minha vida é incalculável.

    Herberto Helder
    Última ciência

    (mesmo do meu lado direito...)

    ResponderEliminar