sexta-feira, março 18, 2011

LUA HOJE

Esta noite as sombras serão maiores e marcharão mais firmes atrás de nós. Haverá luz do azul profundo clareado pelas galáxias, derramado como leite sobre o mar sobressaltado.
Esta noite o luar será como um raio universal de gravidade e magma aceso. As estrelas perseguirão os gatos pelos muros e a hera crescerá voltada para o céu antes do dia. Haverá rosas sim, de um roxo inquietante e pulsarão no Olimpo vegetal sorvendo mantras e músicas brancas como o meio-dia.
As horas passarão mais lentas, magnéticas e cruéis, e não é certo que a música das esferas deixe de ecoar do mais profundo das eras.
Uma faca apocalíptica rasgará o mar até ao abismo onde moram os seres sem olhos nem carne, radiação pura, e as pedras sempre verdes nos baús marinhos, e monstros levantarão sua figura uma única vez.
Será a dança das algas; o cortejo infindável dos peixes que sonham, dourados e roucos, banhados de veludo e de distância.
Já na terra tudo pulsará de encontro às altas montanhas, sem rotações, sem retorno, a água fará perguntas, as crianças terão olhos enormes nas janelas transparentes.
Sombra dos insectos e seu canto surdo, quase mineral. Navios milenares reencontrados.
Memórias de prodígio e rouxinóis feiticeiros. Morcegos triunfantes no berço das flores.
E azul de um azul novo, transbordante e tímido, síntese dos azuis que até agora se escondiam sobre o mar entre as pérolas incendiadas, vagas vagamente plenas, vingança do sal e do nevoeiro.
Esta noite todos dormirão no quarto crescente e a água crescerá nos intervalos do nada, espectáculo do cosmos estreando, atracção universal que um melro guardará no seu bico de madrugada e fogo.
BG

8 comentários:

  1. Caro Peregrino...
    Estou sem palavras...
    Saibas que não só o melro guardará isso. Eu mesma já guardei cada palavra, cada vírgula... com o mais doce cuidado pois isso foi a mais linda candura aos meus ouvidos quando o li...
    Obrigado... enfeitas-te minha tarde e agora espero a Lua com a consciência de sua grandeza.

    ResponderEliminar
  2. E... faremos na Via Láctea, em espirais, a dança de um novo tempo, pois que ninguém sairá indiferente após essa aproximação que tivermos com a Lua. Com "a síntese dos azuis" iluminaremos o nosso coração e todo o universo há de se envolver na luz que emana "dos intervalos do nada".
    Maravilhoso, Bernardino...Jamais esquecerei.
    Regina Gaiotto - Tietê/SP -Brasil

    ResponderEliminar
  3. Essa noite eu tive a certeza de q as estrelas não estão assim tão distantes e q as galáxias podem ser visitadas em um avião feito de sonhos...
    Essa noite dormirei com a lua cheia, contrariando o calendario lunar, pq essa noite eu vi a lua em teus olhos e o meu coração se enluarou e minha alma levitou e voei, voei levantando a poeira do espaço e roubei pra mim essa lua. Agora sou cativa dela e ela me acompanha... Espero q por muito tempo ela faça parte do meu céu...


    ENCANTAMENTO

    Pela janela do quarto
    espio a lua brilhante
    que me acompanha distante.
    Ela é minha inspiração,
    minha devoção
    e minha sedução.
    É quem dorme comigo
    nas noites de solidão.
    É presença constante
    que povoa meu pranto,
    meu canto e meu coração.
    Oh lua!
    Tão falada em verso e prosa
    e que é rainha pra mim
    aos seus encantos me rendo.
    Espero o dia nascer
    pra te curtir até o fim.

    ResponderEliminar
  4. Já na terra tudo pulsará de encontro às altas montanhas, sem rotações, sem retorno, a água fará perguntas, as crianças terão olhos enormes nas janelas transparentes.

    Como tudo é lindo neste texto.Lindo ,como o reflexo dessa maravilhosa Lua na água do mar. Tal como a vi, da minha janela ,na companhia do meu ente querido.

    ResponderEliminar
  5. Desejo que a beleza do que escreves não seja reflexo de qualquer sofrimento...

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimo!!! O teu escrito é pura poesia...

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Peregrino...
    Ainda estou sem palavras...
    Que saudades tenho de tuas luas... de tuas mensagens, de tuas crônicas e de tua voz...
    Entro hoje em tua casa pra matar um pouco dessa saudade... agora tudo se faz diferente...
    Sempre parava pra reverenciar a Lua mas desde que te encontrei, nunca mais vi a Lua do mesmo jeito... vejo-a agora com mais viço... com mais candura... com mais serenidade e amor...
    Obrigado por passar pelo meu caminho, pela minha estrada...
    Cada segundo valeu por anos luz de
    vida... um acalento pra quem já morria sem esperanças de Luas Novas...
    Um beijo meu peregrino... um beijo especial poeta... um só beijo pra você...
    Vou indo à espera de Luas que talvez me apareçam ainda na vida.
    Bjsssssss e boa páscoaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar